domingo, 17 de março de 2013

Deus








‎"Amar o próximo como a si mesmo." 
Este é, ou pelo menos deveria ser, o maior principio de qualquer religioso. Mas não é o que acontece num mundo onde a intolerância domina, por falta de conhecimento e sensibilidade, onde não se reconhece no outro o Deus reconhecido em si mesmo. 
Então, que "Deus" é esse, que em seu nome, divide a humanidade em raças, discrimina, julga, vende lugares no seu céu, tira o pão de quem sente fome pra construir castelos e templos de ouro donde fazes moradas de líderes hipócritas e criminosos, que voltará para separar os bons e os maus, para condenar ou absolver, para preencher o céu ou o inferno, um "Deus" que castiga, que segrega, que usa os homens para proclamar sua palavra e determinar em seus corações seus caminhos, sua felicidade, suas condenações, provações... Um "Deus" que fundou religiões, templos e quem não aceita, é condenado por toda eternidade. Que acumula alienados onde tornam-se escravos da própria fé, quando proclama no seus corações a culpa, quando os seus fiéis exercitam a "bondade" esperando serem absolvidos e escolhidos. 
Não, não posso acreditar nesse Deus. 
Meu coração não permitiria. E nem por isso me sinto ovelha perdida ou vazia do sentimento Amor! O meu Deus não tem religião, não tem credo, não tem cor... o meu Deus não é padrão, não faz penitência nem sermão, o meu Deus não tem Patrão, é operário, é irmão... o meu Deus é igual a mim, é igual a você, é construção... tem os olhos coloridos, tem o abraço infinito onde o mundo todo possa caber, o meu Deus não possui reféns, nem verdades absolutas, conceitos determinados, revelações obscuras... ele é livre, ele toca samba, toca flauta, ele assobia, ele tem asas... ele dança afro, dança frevo, dança tango, dança romana ou também não dança... A religião dele é o próximo, é o mar, é a lua, é o olhar, é o toque sincero, o riso feliz, a mão humilde, a sabedoria da compreensão, o mistério da vida, o conhecimento e a voz do coração... É universo, é infinito verso... a felicidade triste, a felicidade alegre, a pureza de um sonho, o sonho de um menino, o rabisco de um poeta... é a harmonia de todos os seres, é a luz que nasce da escuridão!

"O reino de Deus está dentro de você e à sua volta, não em mansões de madeira e pedra; lasque um pedaço de madeira e lá estarei, levante uma pedra e lá me encontrará!"


Nenhum comentário: